Na manhã desta quinta-feira (22) o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) recebeu uma grave denúncia (confira no documento acima) de direcionamento de licitações na prefeitura de Tuntum.
De acordo com o documento que Blog do Domingos Costa teve acesso, o foco da denúncia é a presidente da CPL (Comissão Permanente de Licitação) e a Pregoeira do município.
Elas estariam usando diversos artifícios para dificultar empresas a participarem das licitações da gestão Fernando Pessoa. A finalidade dos empecilhos criados pela dupla, segundo a denúncia, é facilitar para que as empresas “apadrinhadas” se consagrarem “vencedoras” das licitações.
A denúncia já protocolada no TCE-MA é a de número 2465/2021, consoante o assunto: “Denúncia/Representação amparada pelo Art. 40 e 42 da Lei 8.258/2005.
O teor da acusação também será protocolado no Grupo de Atuação Especializada no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão.
O Blog do DC também tomou conhecimento de um grupo de empresas “apadrinhadas” que já atuam fortemente nos bastidores para “desovar” recursos oriundos de precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) que estão em um das contas da prefeitura.
Mas esse é outro assunto…