De acordo com o resultado da pesquisa Escutec divulgada nesta sexta-feira (17), o pré-candidato ao governo do Maranhão, Weverton Rocha, do PDT, é o mais rejeitado na opinião dos maranhenses.
Quando a Escutec perguntou aos entrevistados: “Em quem você não votaria para o governo do Maranhão?”, Weverton aparece com 23%, portanto, liderando o quesito rejeição.
Essa é a primeira vez que o pedetista protagoniza uma pesquisa na ponta debaixo. Carlos Brandão aparece com 17% de rejeição, seguido por Edivaldo Júnior (8%), Lahesio Bonfim (7%), Simplício Araújo (6%), Enilton Rodrigues (3%) e Hertz Dias (3%).
A explicação para Weverton Rocha liderar a rejeição nesse momento da pré-campanha é pelo fato dele ter unificado sua imagem ao deputado federal Josimar de Maranhãozinho de quem recebeu apoio no mês de maio.
O parlamentar tem a imagem atrelada a corrupção no Maranhão. Por três vezes Josimar foi alvo da Política Federal e mais uma por parte do Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas) do Ministério Público do Maranhão.
Em inúmeros veículos de comunicação da imprensa nacional e também local, Josimar apareceu recebendo dinheiro de propina em seu escritório em São Luís sob acusação de venda de emendas parlamentares e desvio de recursos da saúde, num esquema envolvendo empresas de fachada e prefeituras maranhenses.
Não atoa, em todas as pesquisa eleitorais Maranhãozinho era o mais rejeitado. Agora, a rejeição de Josimar foi transportada exatamente para aquele a quem ele declarou apoio ao governo do Maranhão: Weverton Rocha.
A propósito, a pesquisa Escutec na qual o pedetista é o mais rejeitado foi realizada em 70 municípios do Maranhão, entre os dias 11 e 16 de junho, e registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-05721/2022. O nível de confiança é de 95%.