Circula em blogs e sites locais uma notícia falsa sobre a construção de dois novos ferry boats para atuação no Maranhão. A fake news aponta que as duas novas embarcações supostamente teriam sido viabilizadas com recursos do governo Jair Bolsonaro (PL), mas a informação não é verdadeira.
De acordo com resolução (nº 184/2022) publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 21 de março, o Ministério da Infraestrutura realmente garantiu a construção de duas novas embarcações para a empresa Internacional Marítima, por meio do Fundo da Marinha Mercante.
O problema é que a Internacional Marítima é uma empresa com atuação não só no Maranhão, mas em outros estados brasileiros, como Bahia, Paraná, Roraima, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Brasília.
Ou seja: não há qualquer garantia que os dois novos ferry boats da empresa serão utilizados na travessia entre os terminais da Ponta da Espera e Cujupe.
Outro detalhe escamoteado pelos sites bolsonaristas é que no mês passado o governador Carlos Brandão (PSB) rescindiu o contrato firmado entre a Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e a Internacional Marítima, e a operação da empresa no Maranhão segue apenas em caráter emergencial.
– Nova embarcação
No dia 15 de julho a Capitania dos Portos liberou a operação de um novo ferry boat no Maranhão, o José Humberto. Viabilizado pelo Governo do Estado, a embarcação foi considerada apta à navegabilidade após decisão favorável da Justiça e aval da Capitania dos Portos.
O ferry José Humberto já está em atividade e conta com espaços climatizados e área para pessoas com deficiência. O objetivo, segundo a MOB, é proporcionar mais conforto para os passageiros.
– Início tudo
O Blog do Domingos Costa agora apura os detalhes dessa fake news para saber quem foi o autor intelectual da mentira…