Ao Vivo

Investigado pela Polícia Federal, Erlânio Xavier fala em fazer oposição ao governo Carlos Brandão

 

Erlânio Xavier falou durante eleição da Famem nesta manhã.

Durante entrevista a jornalistas na sede da Famem (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão) na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito de Igarapé Grande Erlanio Xavier, atual presidente da entidade, disse que ele e seu grupo político, encabeçado pelo senador Weverton Rocha, fará oposição ao governo Carlos Brandão (PSB).

Erlanio foi um dos primeiros gestores a votar, nesta manhã, na chapa única “É Tempo de Unidade: Um Olhar Municipalista”, comandada pelo prefeito de São Mateus e candidato a presidente, Ivo Rezende (PSB), gestor que comandará a Federação a partir de janeiro.

Coordenador da campanha de Weverton ao Governo, Erlanio avaliou que o trabalho feito foi muito bonito e proveitoso, mas que o povo é soberano e escolheu a renovação do mandato de Brandão.

– Investigado

Erlânio está sendo investigado pela Polícia Federal por participação em irregularidades nas transferências de recursos da União para de saúde no município e fraudes na inserção de dados superestimados de serviços de saúde.

De acordo com o MPF, o esquema irregular alterava o teto de repasse de ações e serviços da Média e Alta Complexidade, financiados com recursos de emendas parlamentares do famigerado “orçamento secreto”.

As denúncias envolvendo a saúde da gestão Erlânio Xavier eclodiram em todo o país quando a Revista Piauí, vinculada ao site da Folha de São Paulo, denunciou esquema em reportagem que revelou que a cidade controlado pelo PDT e outras prefeituras maranhenses estariam apresentando números fictícios de serviços de saúde, para receberem recursos do orçamento secreto.

Piauí revelou que Igarapé Grande, que possui cerca de 11,5 mil habitantes, bateu a marca de 385 mil consultas a especialistas, “o que dá uma média de 34 consultas por habitante, um padrão que supera o recorde mundial, estabelecido pela Coreia do Sul, onde a média anual chega a 17 consultas por habitante”, indica a reportagem.

Entre os parlamentares maranhenses envolvidos na troca de favores via orçamento secreto, a Piauí citou os nomes de Weverton e do senador Roberto Rocha (PTB). Weverton é rotulado pela reportagem como “político bastante influente no circuito de dados-fantasmas”.//Domingos Costa 

Postar um comentário

O blog não se responsabiliza pelos comentários, são de única exclusividade dos autores, postantes..

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads