12 setembro 2023

BOM DIA TUNTUM, MINHA TERRA, MEU TORRÃO NATAL!

 



Externando meu sentimento de alegria, com muito orgulho homenageio a minha terra berço, o meu torrão natal, nesta data significativa de 12 de setembro, em que completa os seus profícuos 68 anos de existência.

A minha Tuntum, povoado gerado na brava Mata do Japão, região central do estado, chão de relevo de beleza incomparável, com o destaque de serras, morros e depressões, rios, lagos e igarapés e uma densa cobertura vegetal de matas e florestas, completa de plantas das mais diversas espécies, ambiente típico da transição dos biomas do Cerrado e da Amazônia.

De um solo dos mais férteis do nosso país, propício sobretudo à exploração da agricultura e da pecuária, fazendo jus ao que falou o escrivão da frota de Cabral, Pero Vaz de Caminha, em carta endereçada ao Rei de Portugal, Dom Manuel: NESTA TERRA EM SE PLANTANDO TUDO DÁ.

Minha Tuntum do velho Riacho Tuntum e seus tradicionais portos de banho Pubeiro, Poção, Pinga e Cai N’água; dos Igarapés do Machado e do Machadinho; das cacimbas da Otília e da célebre Fonte da Mucuíba; da Baixa da Égua e da segmentação criativa do nome da cidade em Tuntum de Cima, Tuntum do Meio e Tuntum de Baixo, época em que era desconhecida a palavra bairro.

Minha Tuntum do Zé da Libana, o maior vaqueiro da história do município, da professora leiga dona Raimunda Grangeiro, hoje relegada ao desconhecido, porém responsável por salvar da escuridão do desconhecimento expressivo número de jovens carentes da cidade; do Chula, companheiro de caçada aos passarinhos no meu tempo de criança, que eu considerava o Rei do Badogue ou Bodoque, dentre outros conterrâneos hoje no anonimato.

A Tuntum dos pioneiros migrantes, egressos de vários rincões, mas principalmente da região chamada Pastos Bons, a exemplo das famílias Naziozeno, Andrade, Tavares, Pai d’ égua, Benvinda, Branco, Sertão, Conceição, Uruçu, Carneiro, Coelho, Cunha, Pinheiro, Borges, Carvalho,  Cruz,  Bandeira, Dantas e Lucena,  afora outras, as quais aqui desembarcaram imbuídas de ideais e disposição para o trabalho, construindo um alicerce de crescimento consistente e sustentável para as gerações futuras.

Dos padres capuchinhos italianos, congregação que aqui menciono representada na insigne e carismática figura do Frei Dionísio Guerra e do Bispo da prelazia Dom Emiliano Lonati de Brescia e o  casal de pastores da primeira Igreja Batista do município, seu Alcebíades e Dona Toínha, que deram sua inestimável contribuição ao fortalecimento da fé em nossas populações, através da doutrinação religiosa.

Minha Tuntum dos ilustres advogados provisionados Júlio Dantas e Sinhô Carneiro, precursores do estudo da aplicação da ciência do Direito, nas suas respectivas áreas de atuação. 

Enfim a minha Tuntum de uma história de lutas das mais apreciáveis, palco de momentos nos quais se desenvolveram movimentos, debates e decisões políticas de grande repercussão no núcleo do poder central do Estado, motivando a que o exemplo fosse continuado pelas lideranças sucessoras.

SALVE TUNTUM, O MEU BERÇO PÁTRIO!

SALVE BRAVO POVO TUNTUENSE!

Por Adilon A. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog não se responsabiliza pelos comentários, são de única exclusividade dos autores, postantes..