Ao Vivo

Existem dez possíveis nomes na mesa para disputa de duas vagas no Senado em 2026 pelo Maranhão

 Carlos BrandãoAndré FufucaFelipe CamarãoLahesio Bonfim, DetinhaWeverton RochaIracema ValeMarcio JerryEliziane Gama e Roberto Rocha.

Nomes que poderão disputar cadeira no Senado em 2026: Carlos Brandão, André Fufuca, Felipe Camarão, Lahesio Bonfim, Detinha, Weverton Rocha, Iracema Vale, Marcio Jerry, Eliziane Gama e Roberto Rocha.

Nomes que poderão disputar cadeira no Senado em 2026: Carlos Brandão, André Fufuca, Felipe Camarão, Lahesio Bonfim, Detinha, Weverton Rocha, Iracema Vale, Marcio Jerry, Eliziane Gama e Roberto Rocha.

Em política partidária, existe uma máxima que embora um assunto seja considerado pouco provável, não pode ser descartado completamente. E é exatamente nessa vertente que o Blog do Domingos Costa levanta a possibilidade de 10 (dez) nomes que poderão disputar as duas vagas disponíveis ao Maranhão no Senado Federal nas eleições de 2026.

É bem verdade que alguns desses nomes nunca disseram que têm disposição de concorrer ao cargo, contudo, ao olhar do Blog do DC, todos listados neste post possuem potencial eleitoral, seja no campo governista ou de oposição.

Vamos aos nomes…

O primeiro, obviamente, é o governador reeleito Carlos Brandão, do PSB, que se decidir renunciar ao comando do Maranhão para efeito de desincompatibilização, será o franco favorito para conquistar uma das duas cadeiras.

O segundo é o atual ministro dos Esportes do governo Lula, André Fufuca, do PP. O jovem deputado federal de quatro mandatos é considerado uma promessa da política estadual e nacional. Foi o primeiro político a tornar público o desejo de disputar uma vaga ao Senado em 2026. Assim que acabou a eleição de 2022, ele lançou o nome. O progressista possui apoio de dezenas de prefeitos, deputados estaduais, federais, e também, do próprio governador Carlos Brandão.

O terceiro nome é do vice-governador Felipe Camarão, do PT, que tem o desejo de ser candidato ao governo em 2026, contudo, caso Brandão opte em ficar no cargo, um caminho mais consolidado para o petista seria disputar vaga no Senado com apoio dos Leões, dessa forma, ele surge para a política nacional via Congresso.

A quarta opção com boa visibilidade é do ex-prefeito da minúscula São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim. O político hoje filiado ao partido Novo, ficou em segundo lugar na disputa pelo Governo do Maranhão em 2022, com surpreendentes 857.744 votos, e se decidir disputar o Senado, a vaga é praticamente certa.

Esposa do deputado federal Josimar de Maranhãozinho, presidente do PL estadual, a também deputada federal Detinha é uma boa opção para a disputa ao Senado em 2026, visto que o seu partido foi o que mais elegeu prefeitos (as) no Maranhão nestas eleições municipais de 2024.

Atual senador, Weverton Rocha, do PDT, tenta se viabilizar para o Senado na eleição vindoura. Mesmo desgastado por conta da derrotada acachapante em 2022, quando ficou em terceiro lugar na disputa pelo Palácio dos Leões, o pedetista busca a vaga sob único argumento: “será apadrinhado pelo presidente Lula”. Será se vai colar?!

Iracema Vale, do PSB, mas com um entrosamento com o MDB, é um nome altamente competitivo, além de possuir apoio de dezenas de prefeitos, deputados estaduais e federais, a deputada estadual saiu das eleições municipais gigante. Além disso, ela possui várias títulos: de deputada estadual mais votada da história do Maranhão, de primeira mulher eleita presidente da Assembleia Legislativa e, ainda, possui a simpatia quase unânime da calasse política estadual.

Ligado umbilicalmente ao ex-governador Flávio Dino – atual ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), o deputado federal de dois mandatos Marcio Jerry, presidente estadual do PCdoB, é outra opção para o Senado em 2026. O parlamentar é “ponte” para deixar a eleição mais “leve” no campo governista, visto poderá atuar para reconciliar o dinismo ao Palácio dos Leões, que a cada dia se afastam mais. De forma que Márcio Jerry para o Senado não pode ser descartado.

Também atual Senadora, mas reduzida a cinzas na política maranhense, Eliziane Gama, do PSD, está mais queimada que “pau de castanha” em seu principal reduto eleitoral que são as Igrejas Evangélicas. Ela também não possui apoio de nenhum dos 42 deputados estaduais, nenhum apoio dos 18 deputados federal, nenhum prefeitos dos 217 maranhenses e também não elegeu nenhum vereador dos 31 da Capital, mesmo assim, Gama quer renovar o mandato de Senadora pelo Maranhão.

E, por último, também destruído politicamente, o falido Senador Roberto Rocha, que nem partido possui atualmente. O ex-senador que incorporou o bolsonarismo tenta se reinventar para voltar para a política e diz abertamente que irá disputar o Senado em 2026

Postar um comentário

O blog não se responsabiliza pelos comentários, são de única exclusividade dos autores, postantes..

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads